Dia Interamericano das Relações Públicas



O marco histórico das Relações Públicas na América Latina ocorreu em 1960, quando na cidade do México foi realizada a I Conferência Interamericana de Relações Públicas que originou a fundação da Federação Interamericana de Associações de Relações Públicas – FIARP, hoje Confederação Interamericana de Relações Públicas – CONFIARP. Isto ocorreu por iniciativa do relacionista Federico Sanchez Fogarty e de um grupo de profissionais dotados de idealismo capaz de projetar a grande obra continental.

Em 1961 foi realizada a II Conferência Interamericana em Caracas (Venezuela), quando então foi subscrita a ata constitutiva. As associações que participaram da I e II Conferência Interamericana são consideradas Membros-Fundadores da FIARP: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba (em exílio), Estados Unidos, México, Panamá, Peru, Porto Rico, Uruguai e Venezuela.

A FIARP teve seus Estatutos aprovados em assembléia geral efetuada em Santiago do Chile, em 1962, quando da realização da Terceira Conferência Interamericana de Relações Públicas. A capital venezuelana é a sede oficial da entidade, onde funciona a secretaria geral da FIARP. São suas finalidades principais:

 promover a unidade e colaboração recíproca de todos os organismos públicos e privados que agrupam profissionais de Relações Públicas nos países americanos;
 estabelecer as bases necessárias para facilitar o intercâmbio de idéias e experiências;
 promover o renome continental da profissão de Relações Públicas;
 depurar e unificar o ensino e a prática de Relações Públicas.

Para o cumprimento desse último objetivo, em outubro de 1967, no Rio de Janeiro, foi constituída uma comissão encarregada de propor e orientar um currículo mínimo para os cursos superiores de Relações Públicas na América Latina. Essa comissão presidida por Humberto Lôpes, é hoje um órgão permanente da FIARP, sob a denominação de Comissão Para Ensino de Relações Públicas.

O dia 26 de setembro, data de fundação da FIARP, é considerado, oficialmente, como o "Dia Interamericano de Relações Públicas".

A presidência da FIARP esteve sediada, por duas vezes, na ABRP-Nacional, e a ela foi outorgada “El Chasqui” de ouro pelo desenvolvimento da associação pela atuação de alguns profissionais e pelas conquistas para o campo profissional. Também foi outorgada “El Chasqui” de prata a três brasileiros que prestaram relevantes atividades em prol da classe: na década de 1960, foi a Ney Peixoto do Valle, na década de 1970, a Teobaldo de Souza Andrade e, na década de 80, a Milton Cavalcanti.

As atividades de Relações Públicas na América Latina foram inicialmente desenvolvidas de maneira empírica. Posteriormente, com o advento do ensino superior na área específica, elas foram exercidas por profissionais com formação acadêmica.

A grande contribuição para se atingir o posicionamento da profissão de Relações Públicas na América Latina foi respaldada pelo trabalho consciente e efetivo das associações da FIARP e por meio de estudiosos que conseguiram um lugar de destaque na sociedade latino-americana.

A CONFIARP, dentre outras atividades, promove de dois em dois anos, com a colaboração da suas associações, a Conferência Interamericana que abarcam problemas relacionados com a profissão, dentro do enfoque cientifico, técnico e didático. Suas análises e discussões visam chegar a conclusões e recomendações que venham a ser adotadas em nível continental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário.