Dia Nacional do Profissional de Marketing

Ana PaulaDamasceno Torres

O profissional de Marketingdefinirá a estratégia das corporações contemporâneas

As constantesmodificações enfrentadas na gestão das organizações no cenário mundial podemser auxiliadas pelo profissional de marketing bem capacitado. Este profissionalcom conhecimento estratégico e que utiliza todas as possibilidades daconvergência midiática nas empresas é um ator fundamental na construção deestratégias corporativas. O profissional de marketing deve conciliar a gestãodos conhecimentos corporativos com as novas tecnologias da informação. Nestaperspectiva, o encontro das mídias nas organizações apresenta-se comoimportante ferramenta de marketing e como diferencial competitivo para gestor contemporâneo.
Há poucotempo, quando se falava em ambiente virtual para agregar valor mercadológico àsações da instituição, o que vinha a mente eram ações meramente publicitáriascomo banners, pop-ups, patrocínios em sites de terceiros e o próprio site daempresa. Há no máximo dez anos, as estratégias de marketing digital eramconstruídas para atender ao usuário de um desktop conectado a internet atravésde um ponto fixo. Havia algumas mídias as quais este desktop poderia acessar eque eram trabalhadas mercadológicamente (provedores de e-mail, “instant messengers”, algumas redes sociais,portais de vídeo, música e textos). Toda a comunicação visava atingir um grupode consumidores que estavam fixos diante a um desktop.
Com a massificaçãoda tecnologia portátil, novas ferramentas de geoprocessamento e geolocalização,além de novas redes sociais mais segmentadas, esta comunicação se modificou. Nolugar de as pessoas passarem horas de seu dia diante da internet, o usuárioganhou a possibilidade de conectar-se em qualquer lugar e a qualquer momento.Esta conveniência possibilitou ao usuário estar realmente “on demand” em todosos momentos de seu dia. Esta nova configuração de rotina abriu um grande espaçopara ações de marketing junto a este consumidor. Através destas tecnologias asorganizações podem atuar junto ao indivíduo utilizando informações sobre seuinteresse no momento e sua localização, mesmo que este esteja em trânsito. Estecenário parece o eldorado do marketing: atender às necessidades imediatamente,a qualquer hora e em qualquer lugar.
Atualmente, aconvergência das mídias trouxe para o marketing um poderoso aliado norelacionamento com o cliente. Este poder, alinhado ao conhecimento deplanejamento, à comunicação, ao reconhecimento correto do público alvo, e àsoportunidades do ambiente virtual elevam o profissional de marketing a um nívelsuperior, ao topo da gestão corporativa.
A internet ajuda arevolucionar o diálogo e a prática do Marketing com a comunicação e a gestão nasempresas e seu super poder se divide entre a criatividade e o correto caminhopara a distribuição de informação. Oe-mail passou a redefinir o uso do telefone, mas esse aparelho ainda é umaforte e indispensável ferramenta de Marketing, especialmente após a chegada dosportáteis. A internet faz com que pessoas ganhem tempo como ir ao banco, pagaruma conta, ler um livro e notícias. E esta conectividade também permite aoprofissional de Marketing, no ambiente de trabalho e fora dele, conectar com omundo a partir de aplicativos e softwares com ilimitados recursos. A conectividadeé a responsável por uma grande onda de transformação no mundo do Marketing.
Com ela, chegaram assalas virtuais, modificando os ciclos de contato antes presenciais.
A internet passou asustentar informações de diversas origens e finalidades, mas sem fim estratégicodefinido. O gestor de Marketing reconhece este universo e o transforma em valorpara as organizações.
Os conceitos queidentificam a importância da convergência das mídias para o Marketing são oconhecimento e a informação. E em um contexto em que toda a convergênciadepende do conteúdo digital, um sistema baseado no conhecimento e nacomunicação acende perspectivas para mudanças de valores. Na integração dasmídias, esse valor é apresentado pelo Marketing.
O profissional demarketing é, atualmente, o gestor ou o braço direito dos CO’s das companhias,ele é o responsável pelo sucesso ou não da estratégia que leva o produto aocliente satisfeito. Com liberdade paracriar e administrar, este profissional pode alavancar uma instituição,mudar seu posicionamento de mercado ecausar um grande estrago na concorrência.
Mini-Curriculo
Ana PaulaDamasceno Torres Coordenadora dos cursos de Comunicação eMarketing da Faculdade Anhanguera de Belo Horizonte. Bacharel em jornalismo,especialista em marketing e mestranda em gestão da informação e doconhecimento. Membro da Associação Brasileira de Televisão Universitária.

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